Tradutor

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cadeiras Inspiradoras - Philippe Starck


Philippe Starck é um designer (meu favorito) nascido em Paris, em 18 de Janeiro de 1949.Conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.
Se formou na Escola Nissim de Camondo, de Paris, tendo criado a sua primeira empresa de design especializada em objetos insufláveis em 1968. Em 1969 tornou-se director de arte de Pierre Cardin. Starck começou a trabalhar como designer de interiores e de produtos em 1975
Foi ele um dos grandes responsáveis por incentivar o uso do plástico nas indústrias de móveis e decoração.
Atualmente, é conhecido por seu estilo peculiar, muito pessoal e orgânico, com o qual cria os mais diversos objetos, das mais variadas categorias como utilidade domesticas, eletrônicos, luminárias, motocicletas, móveis, relógios, cadeiras entre outros. Ele consegue transformar objetos que muita gente não dá valor, em objetos valiosos e desejados, através do toque de futurismo que coloca em suas criações.
Uma de suas criações mais notórias é a linha Louis Ghost, uma cadeira barroca Luís XV revisitada, toda feita de policarbonato injetado - peça pouco provável de estar em lugar de destaque em um lar até alguns anos atrás. A febre do mobiliário de plástico é bem mais difundida em países europeus do que no Brasil. Coisa que já esta mudando, pois a cada dia o Brasil se rende mais aos móveis plásticos.
O plástico é um termo genérico para um grupo abrangente de materiais: fibra de vidro, resina de poliéster, polipropileno, poliuretano, policarbonato, acrílico, etc. Todos variam bastante nos quesitos textura, brilho e transparência.
Atualmente, o acrílico em chapas tem sido muito utilizado: ele pode ser dobrado, recortado e estampado. Essa alta flexibilidade é um aspecto positivo do material.

Agora que vocês já sabe um pouco sobre esse cara fora do normal, vale apena conferir alguns de seus trabalhos.
De todas suas criações, o que mais me encanta são as cadeiras, e é o que vou compartilhar com vocês agora...

Mademoiselle
Louis Ghost
Mr. Impossible
Eros
Victoria Ghost
Le Marie


Nenhum comentário:

Postar um comentário