Tradutor

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Minha Casa - edição de outubro 2010

Ontem recebi a nova edição da revista minha casa, que como sempre vem sempre cheia de novidades interessantes. A edição abordou vários temas como piso laminado, soluções para espaços pequenos, o certo e errado de um lustre na sala de jantar, dicas para comprar uma cama box, decorar sua parede com uma moldura de gesso pintada por você mesma e etc etc etc....
Mais entre tanta novidade, teve uma que me encantou *__________________*
Foram os cobogós!!!
Hããn? não sabe o que é cobogó?
Ok! Confesso que até ontem eu também não sabia. Eu sabia, já tinha visto, mais não tinha noção que seu nome era esse.
Então vamos lá, vou te contar o que é cobogó...
Um cobogó é um elemento vazado usado na arquitetura para fechamento de estruturas permitindo a circulação de ar e entrada de luz.

Inspirados nos muxarabis de madeira, da arquitetura moura, nossos cobogós foram originalmente construídos em cimento. Digo “nossos” porque trata-se de uma criação brasileira, patenteada em 1929 por 3 engenheiros atuantes em Pernambuco: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. As iniciais de seus sobrenomes deram origem ao criativo nome cobogó.

O cobogó foi um elemento muito usado na arquitetura moderna brasileira, da década de 50, aquela de Niemeyer e Lúcio Costa.




São charmosos os cobogós, não? Com o tempo, passaram a ser reproduzidos em outros materiais como

gesso, vidro,

cerâmica e ferro.

Na revista Minha Casa, mostra como se fazer uma estante para guardar revistas e garrafas de vinho com esses lindos bloquinhos,

Realmente, a edição de outubro da revista Minha Casa está imperdível!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário